domingo, 24 de novembro de 2013

Então sobre o SERNEGRA 2013...


Então sobre o SERNEGRA 2013, agora que chegamos ao fim, eis o momento de agradecer, de dizer aqui algumas palavras de reflexão e gratidão. Quando há vários meses começamos a conceber a segunda edição do SERNEGRA queríamos alcançar o objetivo de promover a discussão e a reflexão juntamente com a construção de uma vivência prazerosa e plena de experiências e experimentações de artes.
Buscamos uma programação que contemplasse tudo que sonhávamos, sem saber até às vésperas se teríamos condições financeiras para realizar todo o evento. Ao longo dos meses fomos vendo todas as ideias, vontades e mirabolâncias sendo paridas ao mundo, e quando começamos a dar vida a tudo isso, foi o otimismo da vontade que vimos posto em cada detalhe feito.
Enfim chegou a semana do evento, vimos então tomar vida todo nosso planejamento: várias pessoas chegando dos mais diferentes locais do país (RJ, SP, MS, AL, BA e outros); toda programação sendo realizada de forma belíssima e generosa; muita reflexão; muita troca; uma boa estrutura, tudo acontecendo da melhor maneira possível. Queremos verdadeiramente agradecer a cada um/a d@s participantes que integraram a programação seja comunicador/a, coordenador/a, ouvinte, oficineirx, palestrantes, intermediárixs, todas as pessoas e instituições que se dispuseram a estar presentes.
E hoje quando olhamos para o que fizemos, percebemos o quanto podemos fazer para um evento verdadeiramente reflexivo, com discussões de altíssimo nível e uma programação cultural tão boa.
Temos, é claro, que pedir desculpas pelos imprevistos de última hora que não conseguimos contornar: uma oficina cancelada, outra com atraso, um minicurso cancelado, uma ST cheia de percalços e alguns problemas pontuais que causaram constrangimento a alguns/as participantes. Além da gratidão, deixamos também nosso sincero pedido de desculpas por esses constrangimentos.
Resta-nos agora nosso maior desafio, que o sucesso do SERNEGRA trouxe junto consigo. Desde o início estamos cientes de que, se um evento tem o potencial de convergência e exponenciação de uma luta histórica, traz consigo também o perigo de limitação da interpretação ao fato em detrimento do processo. Se essa semana foi intensa, para nós ela deve se irradiar no tempo e no espaço, levando o que aqui foi vivido para a práxis de cada pessoa que aqui esteve. É assim que gostaríamos de revê-los em 2014 para mais uma semana de convivência: mais vivxs, mais ativxos, mais combativxs e, oxalá, mais esperançosxs, carregadas de histórias bonitas de chorar, que vocês ajudaram a escrever e narrar também a partir das experiências compartilhadas aqui em BsB.
Gratidão por toda troca, por todo abraço, todo diálogo, todo trabalho, toda loucura, toda correria, todo acolhimento, toda dança. Foi lindo demais, gratificante demais, ainda reverbera em nós tudo que aconteceu. Toda a esperança que pessoas como vocês trazem ao mundo. Agradecemos por existirem e por lutarem!
Até a próxima,
Equipe SERNEGRA (Polly, Lidi, Nininha, Sandra e Glauco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário